Pinhais pretende concluir a 1ª dose da vacinação de trabalhadores da educação nos próximos dias

O município de Pinhais já vacinou grande parte dos profissionais da educação contra a Covid-19. Só nesta sexta-feira (28), foram imunizadas cerca de 1.300 pessoas pertencentes a este grupo prioritário, no sistema drive-thru no Expotrade.

Dentre os profissionais vacinados estava Susi Cristie da Silva que é professora da Escola Municipal Anísio Teixeira. Para ela a vacinação foi um momento de muita emoção. “É uma expectativa para nós professores. Nós queremos o retorno, mas com segurança, porque a nossa preocupação também é com os alunos e com a qualidade do ensino. Fizemos o possível no sistema remoto, mas sentimos essa necessidade do presencial”, relatou Susi.

Os trabalhadores da educação começaram a ser vacinados no início de maio. E a previsão é que durante o mês de junho todos os profissionais desta área sejam imunizados. Para a secretária de Educação, a vacinação destes profissionais é um avanço para um retorno seguro. “Eu fico muito contente, porque essa é a possibilidade real de retorno dos outros anos. Estamos voltando de maneira gradual e esse avanço da vacina nos traz a esperança de ampliar esse retorno. A gente sabe que a escola é um espaço seguro, mas a vacinação reforça ainda mais essa segurança”, declarou Andrea.

Seguindo o Plano Nacional de Imunização, Pinhais vacinou idosos acima de 60 anos, profissionais de saúde;  trabalhadores das Instituições de Longa Permanência; pessoas com deficiência em residência inclusiva; e agora está imunizando os profissionais da educação; grupo de comorbidades; pessoas com deficiência e iniciou os trabalhadores da Assistência Social, com a vacinação dos profissionais da Unidade de Acolhimento Institucional. “Temos nos organizado para vacinar toda nossa população. Tendo a disponibilidade de vacina, vamos avançando gradativamente e esperamos muito em breve abrir a vacinação por idade para a população em geral”, declarou a secretária de Saúde Adriane Carvalho.

Para a prefeita Marli Paulino, este é um momento de esperança, para que possamos viver tempos melhores. “É um sentimento de muita alegria e emoção, porque chegou o momento dos profissionais da educação se vacinarem. Desta forma, fica mais seguro para eles e também para as nossas crianças. Precisamos continuar nos cuidando porque a pandemia ainda está em níveis preocupantes. À medida que tivermos mais vacinas, vamos continuar vacinando e cuidando da nossa população”, finalizou Marli.

Serviço

Para quem faz parte do grupo de comorbidades e tem 18 anos ou mais, o cadastro está disponível no site: www.pinhais.pr.gov.br/vacina.