Curitibinhas cultivam as próprias araucárias e plantam no Parque Barigui

Foto: Valdecir Galor/SMCS

O Parque Barigui ganhou 77 novas mudas de árvores nesta terça-feira (1º/10). O plantio foi feito por alunos do Colégio Marista Paranaense e 60 das araucárias plantadas foram produzidas por eles mesmos dentro do Projeto de Intervenção Social chamado Curi-PIS que desenvolvem.

O plantio desta terça-feira (1º/10) entra na conta do arvorômetro do Desafio 100 mil árvores, da Prefeitura de Curitiba.

“Esses são curitibinhas de mãos verdes, que estão aqui para repovoar o Barigui com araucárias cultivadas por eles”, anunciou o prefeito Rafael Greca, que ajudou as crianças nos plantios e também pintou as próprias mãos de verde.

Greca contou aos estudantes que as araucárias existem desde a época dos dinossauros e que apenas uma árvore fornece oxigênio para 10 pessoas pelo período de um ano. A turma, de 29 curitibinhas do 5º ano do Fundamental I, também teve a companhia da secretária do Meio Ambiente, Marilza Dias, no plantio.

Além das 60 araucárias próprias, foram plantadas outras cinco araucárias e 12 ipês amarelos da produção do Horto Municipal da Barreirinha.

Os diretores da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Jean Brasil, de Parques e Praças; e José Roberto Roloff, de Produção Vegetal, acompanharam a atividade.

A ação teve organização da gerência de Educação Ambiental, equipe da gerente Leila Maria Zem; e do Horto da Barreirinha, chefiado pelo engenheiro agrônomo Roberto Salgueiro, que recebeu aplausos quando foi apresentado às crianças como o responsável por 310 mil das 320 mil árvores que existem em vias públicas na cidade.

Projeto
A professora Gleyce Mayer Felisberto, mediadora das atividades, contou que o interesse nas araucárias surgiu quando os alunos encontraram uma pinha de araucária australiana. “Isso gerou curiosidade e os levou a estudar e a desenvolver a nossa espécie nativa”, recordou.

Eles participaram do Festival Sabores do Pinhão, da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, no Mercado Municipal, em junho, para falar do projeto. “Foi lá que eles entregaram uma carta ao prefeito pedindo um local para plantar as mudas”, completou.

“Eu não acreditava muito que ele iria nos atender”, confessou a estudante Gabriela Borges Roballo, de 10 anos. “Mas estamos aqui hoje e é uma vitória para todos nós participar do Desafio das 100 mil árvores e da história de Curitiba”, disse, orgulhosa.

100 mil árvores
As mudas de árvores plantadas no Parque Barigui entram na conta do arvorômetro do Projeto 100 mil árvores, da Prefeitura de Curitiba, lançado no dia 20 de setembro, em alusão ao Dia da Árvore e ao início da primavera, no Bosque Túlio Vargas, na CIC. Apenas no lançamento, foram 1.380 mudas nativas plantadas.

As pessoas podem saber mais sobre a proposta, como participar e como cadastrar seus plantios no site 100milarvores.com.br. É preciso ligar no Horto da Barreirinha para demonstrar interesse e solicitar a muda antes de retirar.

Fonte: Prefeitura de Curitiba