Curitiba mostra como enfrenta a violência doméstica

Foto: Divulgação

A assessora de Direitos Humanos e Política para Mulheres, Elenice Malzoni, esteve em Brasília, nesta segunda-feira (2/12), para apresentar as ações da Prefeitura de Curitiba para a prevenção e o enfrentamento da violência doméstica. Participaram a secretária da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Roseane Estrela, e a coordenadora Geral do Departamento de Políticas de Enfrentamento à Violência contra Mulheres, Valéria Laval.

A campanha “Vire a Página”, lançada em março pelo prefeito Rafael Greca, esteve entre as ações apresentadas. A campanha faz parte de um conjunto de ações preventivas da Prefeitura e conta com livro para download. São histórias de 19 mulheres atendidas na Casa da Mulher Brasileira e Pousada de Maria.

O Ônibus Lilás, que leva informações aos bairros da cidade, foi outro serviço apresentado. Além da parceria firmada com profissionais da beleza, que receberam treinamento e ajudam a detectar situações de violência entre as clientes e ações dirigidas ao público masculino.

“Apresentamos as ações exitosas da gestão no combate, na prevenção e conscientização com relação a violência doméstica”, disse Elenice.

No segundo dia de evento, próxima terça-feira (3/12), serão discutidos assuntos como a padronização de serviços voltados às mulheres, o planejamento de ações para o público, o trabalho da rede integrada contra violência e a criação de um plano emergencial de combate ao feminicídio.

Fonte: Prefeitura de Curitiba