Curitiba é a primeira cidade do país a integrar rede Alianza Latam SmartCity

Curitiba é a primeira cidade do Brasil a integrar a rede latino-americana de cidades inteligentes Alianza Latam SmartCity. Foto: Divulgação

Curitiba é a primeira cidade do Brasil a integrar a rede latino-americana de cidades inteligentes Alianza Latam SmartCity. Nesta terça-feira (19/11), em Barcelona (Espanha), o prefeito Rafael Greca assinou o termo de adesão à plataforma que vai facilitar a troca de informações com outras cidades inteligentes. Lima (Peru) e Puebla (México) já integram a Alianza Latam SmartCity.

A cerimônia de adesão ocorreu no primeiro dia do Smart City Expo World Congress, maior evento de cidades inteligentes do mundo. Com o tema Cidades Feitas de Sonhos, o fórum internacional vai até a próxima quinta-feira (21/11), em Barcelona, e tem a participação de mais de 700 delegações de cidades, 1.100 expositores e 400 palestrantes.

“A Alianza Latam SmartCity será um espaço para compartilhar projetos de sucesso, transferência de boas práticas, networking, cursos e capacitação”, destacou Greca.

De acordo com ele, inovações desenvolvidas pela cidade e o Vale do Pinhão, como os Faróis do Saber e Inovação, o aplicativo Curitiba APP e o reconhecido internacionalmente sistema de ônibus de trânsito rápido (BRT), poderão chegar a outras cidades da América Latina.

Rede de colaboração
Gerardo Cortes, coordenador da Alianza Latam SmartCity, salientou que a plataforma é uma rede permanente de colaboração dos agentes de transformação que trabalham para potencializar avanços das cidades inteligentes e melhorar a qualidade de vida da população.

“A Alianza Smart Latam reconhece os esforços de Curitiba e da administração atual em trabalhar com todos os agentes em prol de uma cidade mais inteligente e para criar espaços urbanos melhor planejados”, disse Cortes.

Também participaram do evento a primeira-dama Margarita Sansone; a presidente da Agência Curitiba, Cris Alessi; o secretário municipal do Governo e presidente do Ippuc, Luiz Fernando Jamur; Maria Del Pilar Martinez Letona, diretora-geral da Fira Barcelona México, que integra a plataforma; e Roberto Marcelino, diretor da iCities.

Autônomo
Além de participar da abertura do Smart City Expo World Congress e assinar o termo de adesão ao Alianza Latam SmartCity, o prefeito Rafael Greca visitou, nesta terça-feira (19/11), estandes do evento e acompanhou palestras de temas como transformação digital, ambiente urbano, mobilidade, governança e finanças e cidades inclusivas e compartilhadas.

Na área de exposição do evento, o prefeito e a primeira-dama conheceram tecnologias para cidades inteligentes de empresas inovadoras e instituições internacionais, como o veículo Darwin, da Agência Espacial Europeia, que faz mapeamento georeferenciado, aferição de poluição sonora e ambiental, fiscalização de edificações irregulares e documentação urbana em 3D.

Além disso, Greca testou um carro autônomo chinês, que não precisa de motorista. “O futuro já chegou. Carros sem motorista, como o exposto no congresso, já podem ser comprados pela internet”, salientou o prefeito.

Premiação
Greca representa Curitiba no Smart City Expo World Congress até a próxima quinta-feira (21/11). Na quarta-feira (20/11), ele acompanha a cerimônia de premiação dos melhores projetos de cidades inteligentes do mundo.

Curitiba é finalista do World Smart City Awards 2019, maior premiação de cidades inteligentes do mundo, com o Vale do Pinhão. Além de participar da premiação, o prefeito fará no dia uma palestra sobre a capital.

Fonte: Prefeitura de Curitiba