Autoridades italianas são recebidas na Prefeitura

Nesta semana, Curitiba recebe o Encontro Nacional de Consulados da Itália no Brasil. Diversas autoridades do país europeu estão na capital paranaense para discutir assuntos relacionados aos cidadãos ítalo-brasileiros.

Para homenagear o país e os imigrantes que fazem parte da história de Curitiba, o prefeito Rafael Greca recebeu autoridades na Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Participaram o embaixador da Itália no Brasil, Antonio Bernardini, e o senador da Itália e vice-ministro para Relações com a Comunidade Italiana no Exterior, Ricardo Merlo.

“É uma honra para todos nós curitibanos recebermos nossos irmãos italianos. Há mais de um século os imigrantes italianos chegavam à nossa capital e eles foram fundamentais para o desenvolvimento de Curitiba”, disse Greca, acompanhado da primeira-dama, Margarita Sansone.

Cidades inteligentes e sustentáveis
Durante o encontro muito se falou sobre os programas de Curitiba, principalmente os ligados à area da inovação. O uso de novas tecnologias nas cidades é muito admirado pelos italianos, que elogiaram o Vale do Pinhão, o ecossistema de inovação da capital, e a indicação de Curitiba ao World Smart City Awards 2019, maior premiação de cidades inteligentes do mundo.

Curitiba disputa com outras cinco cidades o prêmio principal, o City Award (Prêmio Cidade). Os vencedores, em sete categorias, serão anunciados no dia 20 de novembro, em Barcelona (Espanha), no Smart City Expo World Congress, o fórum internacional mais importante sobre o tema.

O Vale do Pinhão foi selecionado entre mais de 400 projetos criados por governos, empresas, centros de pesquisa e startups de 54 países.

Presenças
Participaram do almoço Raffaele Festa, cônsul-geral da Itália no Paraná e Santa Catarina; Rita Bernardini, chefe de Gabinete do Consulado-Geral da Itália no Paraná e Santa Catarina; Rodolpho Zannin Feijó, chefe da Assessoria de Relações Internacionais da Prefeitura; Marino Galvão, presidente do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac); o vereador Pier Petruzziello, líder do Governo na Câmara Municipal; e Walter Petruzziello, presidente do Comitê de Italianos no Exterior para Paraná e Santa Catarina.

Fonte: Prefeitura de Curitiba