Agosto Lilás é o mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher

Entre as importantes campanhas realizadas ao longo do ano, o Agosto Lilás marca a luta pelo fim da violência contra a mulher. A iniciativa realizada em âmbito nacional busca chamar a atenção da sociedade para o enfrentamento à violência doméstica. Em Pinhais, destaca o trabalho realizado pelas Secretarias Municipais de Assistência Social (Semas) e de Segurança e Trânsito (Seset), por meio do CREAS e Guarda Municipal.

A escolha do mês tem relação com a data de sanção da Lei 11.340/2006, conhecida como Lei Maria da Penha, que completou 15 anos no dia 7 de agosto. “Assim, o enfrentamento à violência contra as mulheres vai além apenas do combate a este fenômeno, mas também compreende as dimensões da prevenção, da assistência e da garantia de direitos das mulheres”, complementa Marcus Vinícius Cardoso da Silva, do Departamento de Proteção Social Especial.

E também com intuito de reforçar este trabalho, no início deste mês, Pinhais passou a contar com o Centro de Referência Maria da Penha, um espaço de atendimento psicológico, social, de orientação e encaminhamento jurídico à mulher em situação de violência. “É um local de acolhimento, com a finalidade de proporcionar o atendimento necessário à superação da situação de violência ocorrida”, explica Marcus.

Botão Maria da Penha

Outro suporte dado às mulheres em situação de violência, é desenvolvido pela Guarda Municipal de Pinhais (GMP) com a disponibilização do aplicativo 153 Cidadão, pelo qual é possível solicitar viaturas, fazer denúncias e também há o botão exclusivo “Maria da Penha” para mulheres em Medida Protetiva. Um levantamento da GMP mostra que somente no primeiro semestre deste ano foram atendidos 88 chamados neste sentido.

O aplicativo é gratuito e está disponível em Play Store e App Store, e também possibilita que a  população solicite atendimento da GM, acesse o chat, telefones úteis do município, fale conosco, entre outras opções.